Como saber o número do PIS? Como faço a consulta? Como sacar? Tenho direito? Tudo isso será respondido neste artigo! E se você chegou até aqui, temos excelentes notícias: é muito mais fácil do que você imagina! Não precisa mais ficar horas na fila do banco tentando descobrir se, de fato, você tem direito!
Veja, a seguir, todas as dicas que preparamos para facilitar a descoberta do seu número PIS e demais informações!
Como saber o número do PIS?
A numeração do PIS e do Pasep são comumente utilizadas pelo trabalhador a fim de consultar se ele possui direito a determinados benefícios, como, por exemplo, o abono salarial e o saque das cotas do fundo do PIS/Pasep.
Contudo, a diferença entre os dois é que enquanto um está relacionado ao trabalhador da iniciativa privada (PIS), o outro é pertinente ao trabalhador do serviço público (Pasep). Para que seja possível descobrir o número do PIS em qualquer uma das situações, há uma série de procedimentos que podem ser realizados.
Observe adiante as diferentes formas de se descobrir o número do PIS, a fim de que você possa ter o dinheiro em mãos e utilizá-lo como bem entender. Pode ser um dinheiro que fará toda a diferença na organização financeira do mês.
Como descobrir o número do PIS?
O número do PIS é exatamente o mesmo do NIS (Número de Identificação Social) e do NIT (Número de Identificação do Trabalhador).
Essa numeração pode ser vislumbrada nos itens citados adiante:
- Carteira de trabalho;
- Extrato do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço);
- Cartão Cidadão (somente no caso do PIS);
- Agência da Caixa, portando documento oficial com foto (só para PIS);
- Agência do Banco do Brasil, exibindo RG e CPF (só para Pasep).
Outra maneira de obter os números é através do site do CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais). Veja o passo a passo:
- Acesse a página oficial do CNIS;
- Selecione o item “Cidadão”;
- No canto superior, na porção esquerda, dê um clique em “Inscrição”;
- Escolha a alternativa “Filiado”;
- Efetue o preenchimento dos campos fornecendo as suas informações pessoais;
- Depois de dar um clique em continuar, surgirá uma faixa na cor vermelha com o seu NIT. Esse consiste no seu número do PIS ou do Pasep.
Como saber se tenho direito ao PIS?
E aí, será que você tem direito ao PIS? Veja, a seguir, as principais informações que podem te ajudar!
Funcionários públicos podem efetuar a consulta dos seguintes modos:
No site do Banco do Brasil: é necessário informar o número de inscrição no Pasep ou então o CPF e data de nascimento.
Através dos telefones 4004-0001 (para capitais) e 0800-729-0001 (para demais localidades). Necessita informar número de inscrição no Pasep ou CPF e data de nascimento.
A última alternativa é se dirigir até às agências do Banco do Brasil, portando documento de identidade que possua RG, CPF e foto. No entanto, o BB aconselha procurar primeiro o atendimento online ou por telefone. Isso porque se a pessoa for diretamente até à agência, pode ser uma viagem perdida, pois pode não haver saldo do PIS para receber.
Funcionários de empresas privadas podem realizar a consulta ppr intermédio das opções adiante:
- No site da Caixa Econômica Federal: necessita do CPF ou PIS/ NIS (Número de Identificação Social)/ NIT (Número de Identificação do Trabalhador) e da senha internet (observe mais abaixo como cadastrar).
- No aplicativo Caixa Trabalhador: esse app está disponível totalmente grátis no Google Play ou na App Store.
- Depois, dê um clique em “Informações Cotas do PIS”, digite o seu CPF ou NIS, a data de nascimento e a senha para internet;
- Nos terminais de Autoatendimento (usando o Cartão do Cidadão) ou ainda no Internet Banking (na opção “serviços ao cidadão”), se for correntista da Caixa
Como consultar o PIS?
Um jeito bem fácil de consultar o PIS valendo-se do número de CPF é através do site Meu INSS. Esse recurso concentra inúmeros serviços. Ademais, além da oportunidade de consultar o seu PIS, você pode averiguar também o seu tempo de contribuição.Para isso, basta seguir o passo a passo informado logo abaixo:
- Entre no portal Meu INSS na Internet;
- Dê um clique em Entrar (localizado no canto superior direito);
- Selecione a opção Cadastre-se;
- Efetue o preenchimento dos dados solicitados (CPF, data de nascimento, nome, e-mail, celular, nome da mãe e estado)
- Efetua um clique em Próxima
- Realize a anotação da senha que o sistema irá criar para você;
- Coloque o seu CPF e a sua senha;
- Faça o login e mude a senha para uma que você julgue melhor;
- Acesse de novo a página, porém agora com a senha montada por você mesmo;
- Ao clicar no canto superior direito, será possível vislumbrar os dados do usuário, contendo seu nome, CPF e o NIT/PIS. Dessa forma, você foi capaz de consultar o PIS usando o CPF.
Um dos modos de como consultar o pis pasep é por meio do telefone 0800-726-0207. Você também necessita possuir seus documentos em mãos para descobrir o potencial saldo do benefício.
Tudo o que precisa fazer é cumprir à risca as orientações da gravação e fornecer os dados solicitados para ter a chance de verificar o saldo do seu abono salarial.
A ligação é grátis.
Como sacar o PIS?
Para realizar o saque do abono salarial é necessário utilizar o seu cartão do cidadão em qualquer um dos caixas eletrônicos. Se porventura você não tiver um, pode se dirigir até uma agência com o número do seu pis em mãos, um documento de identidade com foto e a carteira de trabalho.
O saque poderá ser realizado diretamente no caixa, para simplificar ainda mais a sua vida.
Se você for correntista da Caixa Econômica Federal ou do banco do Brasil, o Pis Pasep irá cair direto na sua conta. Desse modo, você poderá utilizar o seu próprio cartão de débito para realizar consultas e efetuar saques. Ademais, ele igualmente pode ser utilizado para a concretização de pagamentos utilizando o dinheiro do abono salarial.
Gostou das informações? Compartilhe conosco a sua opinião!
Deixe uma resposta